Paradigmas
08/10/2024
O que significa isso?
Por definição paradigma é uma estrutura mental composta por teorias, experiências, métodos e instrumentos que serve para o pensamento organizar, de determinado modo, a realidade e os seus eventos. É a representação de um padrão a ser seguido.
E um paradigma de programação?
Seguindo a definição da palavra em si, um paradigma de programação nada mais é do que a forma como uma linguagem de programação estrutura suas partes dando ferramentas para que os programadores possam modelar um sistema ou estrutura. Dada a estrutura proposta pelo paradigma, cabe ao utilizador dessa estrutura (no caso programador) que escolha o paradigma que mais se adéque ao problema.
Quais paradigmas de programação existem?
Existem diversos paradigmas, uns mais comuns do que outros e alguns que coexistem dentro de uma mesma linguagem de programação
Os mais comuns são:
- Paradigma Funcional
- Paradigma Orientado a Objetos
Outros não tão comuns nos dias de hoje
- Paradigma Orientado a Eventos
- Paradigma Imperativo ou procedural
- Paradigma Declarativo
- Paradigma Lógico ou restritivo
Pronto, esta é a ideia básica sobre paradigmas. Vale ressaltar que nem todas as linguagens vão implementar algum paradigma ao pé da letra, por exemplo: Golang não comporta herança, assim não atendendo 100% aos requisitos de uma linguagem orientada a objetos, mas tudo bem. Em Java, a programação funcional foi criada a partir de uma adaptação da linguagem, não tendo funções de primeira ordem efetivas e sim “Functional Interfaces”, Java adapta funções de primeira ordem para que sejam classes por debaixo dos panos, e funciona. Melhor que Haskell ou outra linguagem funcional? Talvez, não entre em discussões sobre qual o melhor paradigma de todos simplesmente por comparar, é perda de tempo, tente entender o que é melhor para o que precisa ser resolvido.